segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Conheça os melhores sites para pesquisas acadêmicas!


Precisa fazer trabalhos de faculdade e não sabe onde encontrar material de qualidade, que seja aceito pelos professores? Agora seus problemas terminaram! Confira esses três sites simples para pesquisar e com muito conteúdo científico em Língua Portuguesa!



Google Acadêmico: o Google é um dos sites mais acessados no mundo e um dos maiores buscadores da Internet. Precisa dizer muito para lhe convencer de que é um dos melhores sites para sua pesquisa acadêmica?

O Google Acadêmico é uma página em Português que oferece a você opção de pesquisar apenas materiais nacionais, encontrar artigos por palavras-chaves, títulos, autorias, períodos de publicação e veículos onde foram publicados. E o que é melhor: filtrar esses detalhes é bem simples, basta um clique!

Confira: https://scholar.google.pt/



SciELO: A Scientific Electronic Library Online possui uma página toda em Português na qual é possível pesquisar artigos, periódicos e relatórios por autores, co-autores, assuntos, títulos, palavras-chaves, citações, estatísticas de publicação e ordem alfabética, onde estão elencadas revistas científicas e seus respectivos números publicados. Há muito material de qualidade em Português para todas as áreas: humanas, exatas e biológica. Prático e preciso!




Domínio Público: uma biblioteca digital desenvolvida em software livre, o Domínio Público em Português que permite buscar material por categoria, autor, título, idioma em uma interface bastante simples de filtrar a pesquisa. E o melhor: há possibilidade de pesquisar mais do que materiais escritos, como sons, vídeos e imagens. Muito diversificado!







segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Cinco hábitos que facilitam a aprovação de qualquer estudante

1) Chegar no horário: é a melhor forma de você acompanhar tanto os conteúdos quanto os recados na íntegra, o que evita desencontro de informações.

2) Realizar todas as tarefas: por meio da prática que você testa seu conhecimento e adquire dúvidas a fim de melhorá-lo. As tarefas também podem ser modos de avaliação em diversos momentos.

3) Anotar tudo o que for importante: evita o esquecimento de alguma informação importante, não só por tê-la no papel, mas porque escrever facilita a memorização.

4) Concentrar-se: a concentração produz foco para realizar tarefas com mais atenção.

5) Estudar meia hora por dia, de modo organizado (tipo uma matéria por dia), separando as dúvidas para saná-las na primeira oportunidade: meia hora é o tempo que cérebro consegue se concentrar, sem interrupções, para captar informações importantes. O estudo organizado é mais significativo e não leva à exaustão; tirar dúvidas, por sua vez, é o necessário para aprender de verdade.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Quais são os dois métodos de estudo considerados como os melhores pelos especialistas?

Hoje existem diversas discussões a respeito dos métodos de estudo e sua eficácia. Dessa forma, pesquisadores norte-americanos descobriram que os dois melhores métodos de estudos são os testes práticos e a divisão do conteúdo.

Os testes práticos implicam, literalmente, na prática do conteúdo: fazer simulados diversos a respeito de um assunto de uma disciplina, por exemplo, para testar conhecimentos. Isso porque os pesquisadores defendem que o ser humano aprende com a prática e atribui significados aquilo que realmente faz uso em sua vida.

A divisão do conteúdo implica em programar os estudos em cronograma (data e duração de estudo) durante o bimestre/semestre a fim de que os conteúdos das disciplinas não acumulem e precisem ser estudados na véspera de uma prova ou então o aluno estude por horas seguidas e poucos dias; em ambos os casos, não há eficácia na memorização/aprendizagem. 

Os pesquisadores defensores desse método relatam que rotina também é fundamental nos estudos, pois o que é feito todos os dias se torna um hábito e se aprimora com o passar do tempo, além de pequenas porções terem maior significado que as maiores e melhor “absorção”.