Ficou desesperado(a) por conta das suas dificuldades? Então saiba que o estudo é fundamental, mas alguns macetes básicos podem garantir a você um desempenho até 50% maior e não somente no Enem, mas em outras provas, como vestibulares e concursos. Confira!
1) Ler as alternativas das questões primeiro: ao ler primeiro as alternativas, geralmente mais curtas do que o texto da pergunta, não bate a tensão logo no primeiro momento, o que tende a fazê-lo(a) raciocinar melhor e, por questão de lógica e bom senso, começar excluindo o que há de absurdo e sem nexo.
2) Responder às questões mais fáceis primeiro: começando dessa forma, sem estar cansado(a), otimizará seu tempo.
3) Começar pela redação: como disse Pablo Neruda, de modo tanto irônico, "Escrever é fácil: você começa com maiúscula e termina com ponto final. No meio, coloca ideias." Imagina fazer isso depois de ter pensado em vários assuntos e respondido a várias perguntas, no fim da prova, super cansado(a)? Nós também não!
4) Apenas revisar rapidamente algum assunto no dia anterior: o pico de concentração do cérebro é de 30 minutos. Imagina passar três horas ou mais estudando para uma prova que será no dia seguinte? Além do cansaço excessivo e do estresse pré-prova, você não garantirá aprendizado. Portanto, apenas revise, um dia antes, por uma hora, no máximo, algum assunto de extrema importância, aquele que lhe provoque maior insegurança. Nos meses anteriores, otimize seu tempo e determine metas, o que pode fazer, por exemplo, ao escrever em sua agenda que estudará todos os dias, por uma hora, os assuntos presentes nas provas do Enem.
5) Comer chocolate e tomar água (líquido na medida certa, para não ter que ir toda hora ao banheiro!) na metade da prova: o chocolate produz hormônios do prazer e, por conter cafeína, também promove energia e tira o cansaço. Ou seja: a sua melhor, mais gostosa e prática opção de lanche! A água, por sua vez, bebida natural e mais saudável que existe, age na desintoxicação das células e oxigenação do cérebro, o que o(a) faz pensar melhor. Ela também promove sensação de saciedade para quem leva pouco lanche. Vale a pena investir!
Não se esqueça dessas dicas para ajudá-lo(a) a arrasar nas próximas provas! E o mais importante: Foco, força e fé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário