sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Os dez mandamentos para ser um aluno nota dez em 2017

Você diz, em todos os anos, que vai melhorar suas notas, mas nunca consegue? Prepare-se! Siga esses mandamentos e, em 2017, tenha sucesso em sua empreitada! Não custa tentar! OBS: e também não custar contar com a ajuda da Bem Formado, ok? Estamos juntos! Boa sorte! ;)

1) Saiba administrar seu dia para ter tempo de dedicação aos estudos.

2) Durma bem.

3) Alimente-se de modo saudável.

4) Não estude quando estiver distraído(a) e/ou cansado(a). Neste caso, programe intervalos para descansar e, principalmente, relaxar e se divertir.

5) Procure não faltar às aulas.

6) Concentre-se nas falas dos professores.

7) Entregue todos os trabalhos no prazo pré-estabelecido.

8) Peça ajuda em seus estudos sempre que for necessário - nunca se omita ou deixe as dúvidas para momentos posteriores.

9) Revise sempre suas respostas e teste seus conhecimentos.

10) Esteja sempre preparado(a) - por exemplo: adiante tudo o que tiver para adiantar, de modo que sempre seja possível "encaixar" em sua agenda algo passado na última hora, como um trabalho, o que é muito comum nas escolas e faculdades.





Como me dar bem com o(s) professor(es)?

Não se impressione, porque muitas pessoas perguntam a mesma coisa! Mas ter uma relação amigável ou, pelo menos, pacífica com algum(a) professor(a) é mais simples que parece. Confira essas dicas e comece, hoje mesmo, a ter uma relação melhor com os seus!

1) Primeiramente, responda a si: Por que não gosta/cria barreiras em relação ao(a) professor(a)? Ele(a) realmente faz/fez algo que você não gostou? Ele(a) trata/tratou mal a você? Ou é apenas uma implicância por bobagem ou sem explicação? Reflita para dar seriedade ao assunto e, consequentemente, procurar motivos para reverter a situação.

2) Não veja o(a) professor(a) apenas como um(a) acadêmico(a). Isso mesmo! O(a) professor(a), igual a você, antes de ser um(a) profissional é um ser humano com qualidades e defeitos. Sendo assim, que tal conhecê-lo(a) melhor para desfazer qualquer má impressão? Tentativas de interação em momento diversos aos das aulas, como, por exemplo, conversas no pátio da escola ou faculdade, são muito bem-vindas. Se tiver um(a) amigo(a) que se dá bem com ele(a), melhor ainda, pois pode servir como um caminho para aproximá-lo de seu mestre!

3) Faça o seu melhor. Ou seja: cumpra todas as suas tarefas escolares ou acadêmicas e, em sala, tenha postura adequada de aluno: respeite ao máximo tanto os professores quanto os colegas, concentre-se e sempre procure agir com tolerância e bom senso. Dessa forma, não dará motivos ao(a) professor(a) para criar má impressão em relação a você.

4) Demonstre interesse. Quando não entender algum assunto ou surgir qualquer espécie de dúvida, não se omita: durante a aula, ou, individualmente, ao final dela, procure pelo(a) professor(a) para esclarecimentos. Tal ato comunicará ao mestre seu interesse em aprender e o quanto você leva a sério os seus estudos, o que poderá agradá-lo(a) bastante.




Pegou DP? Confira essas 5 dicas para lidar de modo correto com a recuperação

Trabalho, família, faculdade... realmente não é fácil conciliar tudo, e quando todos esses fatores se juntam ao cansaço que leva à falta de concentração e ao prejuízo da dedicação, o surgimento de DPs é quase uma certeza! Mas como lidar com a recuperação de modo correto, para aprender com a situação e evitar maiores prejuízos? Confira essas seis dicas incríveis e descubra a amenizar o problema ou torná-lo uma solução!

1) Respire fundo e priorize o problema. Assim que descobrir, recomece a cursar a DP. Tente nunca deixar para fazê-la depois, porque atrasará você e, consequentemente, sua formatura.

2) Tente não pegar DP da DP. Isso mesmo! Estude para valer e faça tudo o que for pedido: atividades, trabalhos ou provas. Quanto mais você estudar e fizer, maiores serão suas chances de aprovação e menor será o risco de contrair a perigosa DP da DP, o que apenas o (a) atrasará ainda mais!

3) Nunca se julgue. Se você pegou a DP, encare o problema serenamente, na tentativa de aprender preciosas lições por meio dele, como, por exemplo, a importância de reforçar, todos os dias, a sua autoestima, bem como priorizar um tempo apenas para os estudos, ainda que não seja diário, dependendo de sua rotina. 

4) Nunca discuta com seu(ua) professor(a). Tente sempre se manter sereno(a) e encarar o(a) professor(a) como uma amizade preciosa. Lembre-se: esteja na situação em que estiver, ele(a) é fundamental para sua formação. Portanto, seja sempre razoável em sua relação acadêmica, também para não piorar a situação.

5) Corra e contate a Bem Formado para ajudá-lo(a) com seus estudos! A Black Friday aqui ocorre até o dia 31 de dezembro de 2016 e concede a todos os clientes, em quaisquer serviços, 30% de desconto!








quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Como estudar Inglês de modo correto, dinâmico e sem "cair" na rotina?




Já acreditou que o Inglês não seja para você? Então, agora, tire essa ideia da cabeça! Na maioria das vezes, a dificuldade em aprender é por conta do estudo errado. Mas como estudar Inglês de modo correto, dinâmico e sem “cair” na rotina? Confira essas dicas básicas.

·         - Ouvir músicas internacionais (em Inglês) que goste por, pelo menos, três vezes – uma vez só escutando e lendo a letra original; a segunda vez, escutando e lendo a tradução; na terceira vez, tentando cantar junto. O ato de repetir refrões e memorizar a letra em Inglês de uma música de sua preferência também ajuda.

·    - Assistir a séries e filmes favoritos com áudio original em Inglês. Primeiramente, é recomendável utilizar legendas em Português. Após algum tempo, retirá-las e deixar apenas o áudio original.

·        -  Procurar sites e textos em Inglês – pode ser de um artista que goste, de um ator ou qualquer assunto de sua preferência. O importante é arriscar a fazer a leitura das matérias, mesmo que, a princípio, o entendimento seja pouco ou nenhum. Também há possibilidade de utilização das leituras em voz alta para treinar a pronúncia. Caso queira, grave suas leituras e escute depois; anotar palavras e expressões desconhecidas que chamarem atenção para depois procurar no dicionário também é uma boa atitude.

·       -  Estabelecer relação entre as palavras. Hot dog, por exemplo, significa cachorro quente. Após saber o significado de hot, há como utilizá-lo na tradução de outras frases em que o termo citado apareça.

·         - Jogar videogame, se gostar. Como a maioria dos jogos são em Inglês, pode ser uma forma bastante divertida de entrar em contato com o idioma.

·        -  Fazer amigos virtuais que falem em Inglês. Você poderá encontrá-los por meio de grupos no Facebook, em chats ou mesmo em sites e aplicativos que ensinem o idioma. OBS: existem vários bons e gratuitos, como o Hello English, por exemplo.

E, por último, é bom lembrar: assim como a Língua Portuguesa, que exige estudo constante, o Inglês também exige. Portanto, adote uma rotina diária de 15 minutos para estudar o idioma e pesquisar de 3 a 5 palavras no dicionário, para fixação. 

Resultado de imagem para aula de ingles

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

5 dicas fundamentais para garantir um melhor desempenho no Enem

Nos dias que passaram, não se falou sobre outro assunto nas redes sociais: o quanto o Enem estava difícil!

Ficou desesperado(a) por conta das suas dificuldades? Então saiba que o estudo é fundamental, mas alguns macetes básicos podem garantir a você um desempenho até 50% maior e não somente no Enem, mas em outras provas, como vestibulares e concursos. Confira!

1) Ler as alternativas das questões primeiro: ao ler primeiro as alternativas, geralmente mais curtas do que o texto da pergunta, não bate a tensão logo no primeiro momento, o que tende a fazê-lo(a) raciocinar melhor e, por questão de lógica e bom senso, começar excluindo o que há de absurdo e sem nexo.

2) Responder às questões mais fáceis primeiro: começando dessa forma, sem estar cansado(a), otimizará seu tempo.

3) Começar pela redação: como disse Pablo Neruda, de modo tanto irônico, "Escrever é fácil: você começa com maiúscula e termina com ponto final. No meio, coloca ideias." Imagina fazer isso depois de ter pensado em vários assuntos e respondido a várias perguntas, no fim da prova, super cansado(a)? Nós também não!

4) Apenas revisar rapidamente algum assunto no dia anterior: o pico de concentração do cérebro é de 30 minutos. Imagina passar três horas ou mais estudando para uma prova que será no dia seguinte? Além do cansaço excessivo e do estresse pré-prova, você não garantirá aprendizado. Portanto, apenas revise, um dia antes, por uma hora, no máximo, algum assunto de extrema importância, aquele que lhe provoque maior insegurança. Nos meses anteriores, otimize seu tempo e determine metas, o que pode fazer, por exemplo, ao escrever em sua agenda que estudará todos os dias, por uma hora, os assuntos presentes nas provas do Enem.

5) Comer chocolate e tomar água (líquido na medida certa, para não ter que ir toda hora ao banheiro!) na metade da prova: o chocolate produz hormônios do prazer e, por conter cafeína, também promove energia e tira o cansaço. Ou seja: a sua melhor, mais gostosa e prática opção de lanche! A água, por sua vez, bebida natural e mais saudável que existe, age na desintoxicação das células e oxigenação do cérebro, o que o(a) faz pensar melhor. Ela também promove sensação de saciedade para quem leva pouco lanche. Vale a pena investir!

Não se esqueça dessas dicas para ajudá-lo(a) a arrasar nas próximas provas! E o mais importante: Foco, força e fé! 




quarta-feira, 2 de novembro de 2016

5 hábitos fundamentais para se tornar uma pessoa mais produtiva

Você já pratica ou conhece algum(uns) desses hábitos? Não? Então confira essas super dicas, coloque as que conseguir em prática, e se torne, hoje mesmo, mais produtivo(a)! Não custa tentar!

1) Focar-se em apenas uma tarefa por vez: sabe aquele hábito de mexer no celular enquanto estuda, a cada notificação que chega, entrar no Facebook ou responder e-mails? Isso tira totalmente a sua concentração por interromper o fluxo produtivo. Sendo assim, o melhor é manter o celular desligado (claro, se não tiver qualquer emergência na qual precise dele ligado) e abertas as abas de Internet que tenham a ver apenas com a tarefa da vez. O pensamento acelerado também faz você gastar muita energia, o que o(a) deixa cansado(a).

2) Abandonar o perfeccionismo: Não é errado querer fazer tudo com perfeição; ao contrário: o perfeccionismo pode até essencial em certas situações, contudo, na maioria deles, devido ao mundo imediatista de hoje, essa característica costuma trazer mais frustração do que bons resultados. Portanto, procure fazer tudo certo, mas não se cobre tanto. Valorize suas atitudes, porque muitos não fazem nem mesmo um terço do que você costuma fazer.

3)  Dizer não ao uso de celular, notebook, tablet e similares no horário de dormir, na cama, com a luz apagada e muito próximo ao corpo: à noite, o cérebro não espera, assim, se torna muito sensível à exposição em relação à luz azul, emitida pelos aparelhos eletrônicos. Desta forma, tal exposição interrompe a produção de melatonina e, consequentemente, dificulta  o ato de adormecer. Resultado: você demora a dormir, a qualidade do sono fica comprometida e, no dia seguinte, os bocejos se tornam seus companheiros e atrapalham sua produtividade diária.

4) Estabelecer metas: apenas se consegue alcançar algum objetivo (algo pretendido) por meio do cumprimento de metas, que são atitudes lógicas e sequenciadas. Por exemplo: se o seu objetivo for emagrecer, poderá adotar duas metas: comer de modo mais saudável e exercitar-se todas as manhãs. Trace suas metas: escreva-as em um papel, como se fossem lembretes, e marque, ao fim do dia, se obedeceu a elas ou não. Tal ato o(a)  ajudará a ser mais claro(a) em relação a tudo o que deseja e/ou precisa e também a ter mais compromisso para alcançar.

5) Ligar-se à positividade: o que é negativo "suga" as energias de qualquer um, já foi comprovado. Sendo assim, que tal adotar a positividade diariamente em sua vida, como uma decisão definitiva? Sorria mais para si e para o próximo, seja mais gentil consigo e com todos ao redor, agradeça por todas as situações e por tudo o que tem, veja o lado bom das situações, das coisas e, principalmente, o seu e o das pessoa; quando nervoso(a), mude o foco: respire fundo, se acalme, faça outra atividade para dissolver o estresse e poder pensar melhor e encontrar as melhores soluções. Muitas vezes não é fácil, mas sempre vale a pena, você verá! 




quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Dicas fundamentais para ter sucesso com todas as disciplinas


- A cada semana, pesquise cinco novas palavras no dicionário – preferencialmente um dicionário atualizado de acordo com o novo Acordo Ortográfico. Esse hábito enriquecerá seu vocabulário e, consequentemente, melhorará sua escrita no aspecto ortográfico;

- escreva um texto por semana, de qualquer gênero e sobre qualquer assunto de seu interesse – uma a duas páginas. Ler, escrever e interpretar são atividades aprendidas por meio da prática constante, como quaisquer outras atividades;

- se puder, compre e utilize o Almanaque Abril de 2016 para pesquisas: com vários temas bem distribuídos, inclusive os temas mais divulgados na mídia atualmente, o Almanaque é uma fonte de pesquisa segura e rica em informações sobre os temas presentes nele;

- leia, em jornais físicos ou na Internet, ao menos uma notícia por dia. Como cidadã e habitante do mundo, esteja atenta ao que se passa. Além de se atualizar, fará a leitura, chave para escrever bem e interpretar qualquer coisa;

- leia sempre que puder, qualquer tipo de material escrito: revistas, jornais, gibis, livros, etc. O importante é cultivar o hábito que enriquece seu vocabulário, corrige sua escrita, facilita a organização do seu pensamento, melhora sua memória, amplia sua imaginação e gera grande diversão!


E a dica mais importante de todas: não se preocupe com nota, se preocupe com seu aprendizado. Nota é apenas um número que não deve ser tratado como objetivo, mas como mérito, resultado do que realmente importa: sua aprendizagem. Para isso, basta pensar no “aqui e agora”, tentar focar ao máximo em cada atividade – uma por vez – e realizar tudo o que é passado pela professora com carinho e dedicação para que possa, você mesma, administrar a sua aprendizagem e ser dona do seu conhecimento.